PROVIDA

1. O que é o ProVIDA?

É um projeto de acolhimento aos estudantes com baixo poder aquisitivo, sobretudo para os que optaram pelo Centro Universitário AGES e não conseguiram o FIES em 2017.1.

2. Como será o acolhimento aos estudantes?

A partir do apoio financeiro, orientação psicopedagógica e ações empreendedoras àqueles que, por adesão, se enquadrarem no perfil esperado pelo UniAGES, a fim de proporcionar condições para sua formação e autossustentação.

3. Quem poderá aderir ao ProVIDA?

Estudantes dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnólogo.

4. Como será o pagamento do curso pelos beneficiados do ProVIDA?

Por não se tratar de uma modalidade de financiamento, o pagamento será prorrogado por até 12 anos após a conclusão do curso, podendo o estudante, por opção, fazer antecipação mensal ou semestral. Para alguns cursos de e tecnólogo será necessária uma participação mínima mensal durante a formação.

5. Para quais cursos não será exigida a participação mínima mensal durante a formação?

Como incentivo à formação de professores, todos os cursos de licenciaturas não exigirá o pagamento mensal, a exemplo da participação mínima mensal. Além das licenciaturas, nos cursos de Educação Física (bacharelado), Serviço Social e Sistemas de Informação os estudantes só assumirão compromissos financeiros após a formatura.

GRUPO I – Ciências Biológicas, Educação Física (licenciatura), Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

GRUPO II – Educação Física (bacharelado), Serviço social e Sistemas de Informação.

6. Quais os cursos com exigência de participação mínima mensal e quanto

GRUPO III - Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Agronômica e Farmácia - 20%

GRUPO IV - Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia e Psicologia - 30%

GRUPO V - Enfermagem, Gastronomia e Nutrição - 50%

GRUPO VI - Engenharia Civil e Odontologia - 60%

GRUPO VII - Medicina Veterinária – de até 60%, varia de acordo com o poder aquisitivo do acadêmico. Serão destinadas 20% das vagas do curso para o ProVIDA.

GRUPO VII - Direito - 80%

7. Há cobrança de juros durante a formação?

NÃO. A atualização do saldo a pagar é feita anualmente, de acordo com o reajuste das mensalidades regulamentado por lei. Após formatura o egresso pagará o valor da mensalidade praticado naquele ano letivo, com vencimento no dia 25. Se durante a formação, por opção, o estudante resolver antecipar o pagamento, serão praticados valores e descontos como incentivos por adimplência, por ordem decrescente, de 25 a 2 de cada mês.

8. Como será o pagamento após formatura?

No mês subsequente à formatura o estudante começará a pagar 50% da mensalidade vigente, até quitação do contrato ou por opção 100%, com direito a um tempo de carência (2 anos após formatura), se por opção, o aluno resolver não quitar as mensalidades, recolherá o UniAGES somente os juros de mercado.

9. Quais as exigências ou pré-requisitos para participar ou aderir ao ProVIDA?

1. Ser excedente do FIES (não ter sido contratado pelo programa, independente de sua vontade);

2. Ter concluído o ensino médio;

3. Ser aprovado no processo Seletivo 2017.1 (vestibular UniAGES ou comprovar média superior a 450 pontos no ENEM);

4. Solicitar inscrição no ProVIDA e cumprir o calendário de seleção.

10. Existe restrições para adesão ao projeto?

NÃO. O ProVIDA é inclusivo, aceita candidatos que:

1. Apresentem restrições de crédito (negativação no SPC, SERASA etc.).

2. Tenham baixo poder aquisitivo (não precisa apresentar comprovação de renda, apenas responder ao questionário socioeconômico).

3. Dispensem fiador.

4. Não tenham realizado o ENEM.


ATENÇÃO!

O estudante não poderá ser beneficiado por mais de um programa de bolsa ou financiamento, exceto o PREDU – Programa de bolsa do município de Paripiranga-BA.

11. Exige contrapartida do estudante?

SIM. Comprometimento com o projeto pedagógico do curso e do UniAGES (atividades de ensino, pesquisa e extensão), desempenho acadêmico e envolvimento nas campanhas de captação de novos estudantes para o projeto, com incentivos adicionais.


PROUNI

O que é o Prouni?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Conheça mais sobre o programa
http://prouniportal.mec.gov.br/


FIES

O que é?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Conheça mais sobre o programa
http://sisfiesportal.mec.gov.br/

http://fiesselecao.mec.gov.br


FORMED

Cursos contemplados de Ciências Biológicas, Educação Física (licenciatura), Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química para o semestre 2017.1 De acordo com a PORTARIA NORMATIVA Nº. 7, DE 26 DE ABRIL DE 2013, art. 3º, os estudantes, após a conclusão do curso, ficarão desobrigados de pagar a prestação do financiamento se estiverem no exercício do magistério na rede pública de educação básica. OBSERVAÇÃO: A inserção no programa dependerá do deferimento do pedido junto ao MEC/FIES.

De acordo com a Portaria Normativa MEC 04, de 02/03/2011, art. 3º, os estudantes, após a conclusão do curso, ficarão desobrigados de pagar a prestação do financiamento se estiverem no exercício do magistério na rede pública de educação básica.

Quem poderá ser beneficiado pelo programa?

O candidato que realizou ENEM, nas edições de 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 ou 2016e obteve média aritmética igual ou superior a 450 pontos.

Como funciona o FORMED?

O governo pagará as mensalidades dos 9 cursos citados. O aluno estudará toda a sua graduação sem pagar mensalidades e, após conclusão do curso, estará desobrigado de ressarcir a prestação do financiamento, se estiver no exercício do magistério da rede pública de educação básica.

Quem pagará o curso ao Centro Universitário AGES?

O MEC, pelo FIES, repassará mensalmente até 100% dos valores contratados com o estudante.

Qual o respaldo legal?

PORTARIA NORMATIVA Nº. 7, DE 26 DE ABRIL DE 2013.

Qual o respaldo legal?

Portaria Normativa MEC 04, de 02/03/2011.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O INGRESSO NO PROGRAMA E INSCRIÇÃO NO FIES?

I - documento de identidade própria e dos demais componentes do grupo familiar (se menor de 18 anos, pode ser apresentada certidão de nascimento);
II - CPF de todos os membros do grupo familiar com idade entre 18 e 65 anos, exceto os civilmente incapazes;
III - comprovante de residência dos membros do grupo familiar;
IV - comprovante de rendimentos do estudante e dos integrantes de seu grupo familiar;
V – Histórico Escolar, Diploma e/ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio, devidamente emitido pelo estabelecimento de ensino competente;
VI - Boletim Individual de Resultados do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio dos anos de 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 ou 2016.

OBSERVAÇÃO: A inserção no programa dependerá do deferimento do pedido junto ao MEC/FIES.

PREDU

Para maiores informações sobre o PREDU – PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA TODOS o interessado deverá entrar em contato com a Secretaria de Educação do Município de Paripiranga – BA ou acessar o conteúdo da Lei Municipal 01/2008 de 15 de abril de 2008, que instituiu e regulamenta o programa.

Lei Municipal nº 01/2008

Ainda tem alguma dúvida?

Teremos o maior prazer em respondê-lo o mais breve possível.


Informações

Avenida Universitária, 23 - Parque das Palmeiras
Cidade Universitária Prof. Dr. Jayme Ferreira Bueno
Paripiranga (BA) - CEP 48430-000

vestibular@faculdadeages.com.br

(75) 3279-2210 / 3600

Redes sociais